Aprendendo o valor da convivência em equipe

Por Maria Helena Bevilacqua Novelli

Quando os projetos de trabalho são individuais dentro do grupo, não há troca de informações ou cooperação, mostrando um grupo de pessoas que trabalham sem presar a convivência, temos não uma equipe, mas unidades individuais de trabalho e, em se tratando de projetos de uma mesma empresa, o fato só pode gerar descontentamento e resultados abaixo do esperado.

Importância da convivência em grupo

Vamos falar da importância da convivência em grupo. Uma equipe de vendas é composta de pessoas que nem sempre pensam e agem de forma semelhante. Convivência não costuma ser algo fácil. Quando o espaço compartilhado é o local de trabalho, as coisas às vezes se complicam: entram em jogo diferenças de personalidade, interesses, valores, hierarquias. E certos desdobramentos são explosivos.

Pensando nesse aspecto importante da formação de uma equipe, e não de um conjunto de indivíduos que se propõem a vender seu produto ou serviço, nada melhor do que a criação de espaços para troca de ideias e formação de opiniões concordantes.

O profissional de vendas sente-se muitas vezes insatisfeito com seu momento de vendas, apesar de considerar-se tarimbado e dono da situação quando se trata de fazer valer uma proposta ou fidelizar um cliente.

Reconhecer esse impasse mostra amadurecimento e reconhecimento de que é preciso reaprender o processo, revitalizar seus conhecimentos ou sua postura profissional, ouvir e argumentar, trocar informações e aceitar suas falhas ou reconhecer seus pontos fracos, renovando-se.

Não nos relacionamos com cargos e funções e sim com seres humanos

Ter em mente que, para além dos crachás, não nos relacionamos com cargos e funções e sim com seres humanos, com passado, histórias, sonhos e dificuldades, algumas até bem parecidas com as nossas, também costuma ajudar.

Assistir a palestras, participar de capacitações e Workshops mostra-se um ponto superpositivo para arejar ideias, reaprender o que considerava já de seu conhecimento, redescobrir o prazer profissional, só poderão contribuir para seu crescimento individual.

Essa é minha opinião pessoal sobre o assunto. Você concorda? Vamos trocar ideias?

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  1. […] equipe de vendas excelente é composta de profissionais alocados nas funções adequadas. Vale a pena investir em […]
  2. […] conhecer seus hábitos e necessidades, também faz parte do processo de aproximação. A equipe de vendas precisa conhecer o seu consumidor e saber como chegar até ele de forma […]

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