5 dicas para lidar com a pressão no trabalho

Falar sobre estresse em ambiente corporativo ou local de trabalho deixou de ser novidade há algum tempo. Mas ainda vale o alerta para o fato de que o ritmo acelerado e a forma com que você tenta cumprir suas metas, expandindo seu nervosismo, podem causar um grande desconforto e ser prejudiciais ao extremo para a saúde.

Por isso, vale a pena aprender algumas dicas para desestressar, caso não seja viável mudar de emprego ou adotar uma rotina menos penosa. Leia agora nosso post até o final e veja cinco ideias valiosas para lidar melhor com fortes pressões em seu ambiente de trabalho. Confira!

Organize-se melhor

Estipular metas diárias e organizar bem seu fluxograma de trabalho são iniciativas que podem fazer uma grande diferença. Procure não deixar seu prazo apertado. Se for viável, adiante suas atividades, de maneira a produzir com bom desenvolvimento. E fique atento, principalmente, aos pequenos vícios — como usar o celular ou entrar nas redes sociais; isso pode prejudicar muito a sua produtividade.

Respeite seus limites

Nada de ficar sem almoçar ou não ter intervalos regulares. Castigar seu corpo com tais medidas extremas, além de fazer mal à saúde, comprometerá seu desenvolvimento psíquico.

E, se você tem certa dificuldade em realizar uma atividade, peça ajuda! Nunca tente realizar nada sozinho, pois isso também lhe levará a um forte desgaste emocional e, consequentemente, à improdutividade. Pergunte, discuta e aprenda com seus erros!

Seja mais cauteloso com backups

Independentemente do segmento de atuação, é comum colocamos nossos planos de trabalho em algum computador ou dispositivo eletrônico. Nesse caso, sempre tenha cópias em um pen drive ou HD externo, para se proteger caso ocorra algo que saia do planejamento — um alagamento ou incêndio no local, uma queda inesperada de energia elétrica, um assalto, ou outra surpresa desagradável.

Assim você terá como recuperar o trabalho, que pode ter lhe custado dias ou semanas, e evitará fazer tudo de novo, ou seja, perdas de tempo. Pense nisso!

Não se afogue em cobranças exaustivas

Nossos gestores nos cobram por tempo e prazos, a todo momento; mas nunca devemos nos esquecer de que eles também são cobrados. Sentir raiva, desejar-lhes mal, ou até mesmo não apresentar uma boa conduta em relação aos seus superiores hierárquicos adiantará pouca coisa quanto à cobrança.

Busque usualmente conversar e trocar ideias francas, fazer reuniões, participar habitualmente de treinamentos e eventos que são proporcionados pela empresa. Além de manter um bom relacionamento corporativo, isso gera motivação e ação positiva para você e para os demais colegas de trabalho.

Mesmo assim, quando se sentir sobrecarregado, pare por um ou dois minutos, se alongue, faça uma pausa para o café. Nunca deixe que suas emoções façam com que a pressão o domine de vez; procure sempre reverter isso de uma maneira positiva!

Abra espaço para ter momentos individuais de lazer e descanso

Às vezes isso parece quase impossível, mas, ao chegar a sua casa, jamais pense em trabalho. Ter momentos com a família, ou até mesmo sozinho, pode assegurar ótimos benefícios, e traz o alívio necessário para o descanso.

Desligue-se do mundo por um tempo. Leia um bom livro, assista a um filme, saia para passear no shopping, vá ao show de um artista que você goste. Não deixe de viver a sua vida pessoal: com esse lado em harmonia, fica mais fácil lidar com a pressão diária do trabalho. E nada de ficar anos a fio sem tirar férias — elas servem para renovar suas energias, recarregar a bateria.

Se possível, viaje para lugares que você ainda não conhece, faça passeios diferentes do que você está acostumado. Além de ótima experiência pessoal, isso lhe dará um novo pique, e proporcionará novas formas de lidar com dias e comportamentos que você considera difíceis.

E então, gostou do nosso post? O que você faz para lidar melhor com a pressão no trabalho? Registre a sua opinião aqui embaixo!

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