Veja como o brainstorming vai te ajudar a aumentar as vendas

Mesmo sem reparar, todas as empresas utilizam a técnica do brainstorming, também conhecida como “tempestade de ideias”. Essa é uma poderosa ferramenta que pode clarear a visão perante uma decisão que precisa ser tomada. Qualquer diretor, gerente ou funcionário já deve ter participado de uma sessão de brainstorming – caso não tenha, não faz ideia de tudo o que está perdendo! 

Ficou interessado em conhecer mais sobre essa técnica poderosa? Então confira agora mesmo o que é o brainstorming, como fazer seu uso da forma correta e como ele pode ajudar a aumentar as vendas na sua empresa!

O que é o brainstorming?

O brainstorming é uma técnica criada por Alex Osborn que é muito utilizada em organizações de todos os segmentos e portes. Trata-se da reunião de um grupo de até dez pessoas expondo suas ideias e pensamentos sobre um determinado assunto em busca de um resultado inovador para alavancar um projeto ou resolver um problema. Dessa forma, é possível encontrar um denominador comum de qualidade entre as diversas ideias e sugestões possíveis.

O ideal é que as pessoas envolvidas no brainstorming sejam de diferentes setores e competências dentro da empresa, pois é a diversidade de experiências que pode colaborar para uma boa tempestade de ideias durante o processo de discussões e sugestões. Principalmente quando se precisa de respostas rápidas a uma questão ou problema! Por isso o brainstorming é considerado a técnica mais eficaz e é popularmente muito utilizada.

Quais benefícios o brainstorming pode trazer ao seu setor de vendas?

Não raro as empresas reclamam das baixas vendas, e da baixa fidelização dos clientes, o que leva a empresa a ter de lidar com resultados inferiores. O que acontece é que, na força de vendas, que envolve absolutamente todos os funcionários, tem se esquecido de quem está à frente desse departamento: os vendedores.

É fundamental reconhecer a importância desse profissional, e a importância da sua força de vendas. É ele que muitas vezes desempenha sua função sem receber um treinamento adequado ou sem ter a qualificação necessária.  Esqueça aquela história antiquada de que a sua força de trabalho não precisa pensar. É preciso sim oferecer treinamentos, capacitações, fazer reuniões, etc.

Reúna-se com toda sua equipe de vendas, desde o vendedor até o proprietário, e faça uma sessão de brainstorming. Você não é capaz de imaginar as ideias que os seus colaboradores podem ter –  afinal, são os vendedores que estão lidando diretamente com o cliente. Eles certamente saberão o que é preciso mudar para vender mais, e você não tem nada a perder ao ouvi-los, muito pelo contrário!

Como fazer um brainstorming com a equipe de vendas?

É mais simples do que parece. Veja abaixo um passo-a-passo para realizar o seu brainstorming:

1. preparação: um ou dois dias antes de se reunir com a equipe que participará do brainstorming, peça que cada um se prepare para chegar à reunião com pelo menos uma ou duas ideias já em mente;

2. pense sobre o real problema: não leve para a sessão os sintomas do problema, leve o real problema que precisa ser resolvido. Escreva várias vezes a pergunta que precisa ser respondida para se chegar à raiz do problema. Por exemplo, se o problema é que os vendedores têm passado muito tempo ociosos, a pergunta que pode ser feita  “o que fazer para que os vendedores se tornem mais produtivos?”;

3. anote tudo: absolutamente tudo deve ser anotado durante uma sessão de brainstorming. Escolha uma pessoa para fazer as anotações e anote tudo para não se esquecer de nada. É a partir dessas anotações que novas ideias ainda poderão surgir;

4. não julgue: mesmo que alguma ideia possa parecer errada ou vá ser descartada, não a julgue. Tome muito cuidado para não constranger as pessoas durante o brainstorming, faça com que se sintam à vontade para darem suas ideias;

5. invista no visual: não faça apenas anotações básicas, utilize todos os recursos que puder para expressar melhor as ideias, use gráficos, cores, desenhos, asteriscos e tudo que possa tornar o visual do brainstorming melhor.

Então, você já realizava sessões de brainstorming na sua empresa? Se não realizava, experimente já! Restou alguma dúvida sobre o brainstorming? Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário, ainda.

Deixe um comentário