Quem gerencia o tempo na cabeça vende menos!

O título do nosso texto mostra um aspecto comum às pessoas com muitas atividades e que de repente percebem que deixaram passar coisas importantes por falta de organização do tempo ou por exagerada confiança na memória imediata, sobrecarregada com as questões prementes e as ocorrências repentinas que envolvem o dia a dia de um profissional de vendas. Como gerenciar uma carteira com dezenas, eventualmente centenas de clientes?

"Listar por escrito as tarefas do dia ajuda a cumprir prazos"

Não resta dúvida que a gestão de tempo e crucial para acomodar as exigências diárias no tempo destinado ao trabalho. A luta contra o relógio muitas vezes nos torna ansiosos e prejudicam nossa concentração a momentos importantes de nosso posicionamento como formadores de opinião ou no foco indispensável ao produto e ao comprador ao tratar da apresentação de um produto ou formalizar uma venda.

Como organizar nosso tempo e programar nosso cronograma de trabalho? Mais uma vez volto ao nosso tema, confiar totalmente em nossa capacidade de organizar de cabeça nossos compromissos pode nos levar a falhas e à perda de grandes oportunidades e provavelmente, vender menos.

Temos 3 dicas cruciais para criar uma agenda de trabalho funcional e vendedora.

1 - Crie uma agenda diária

Por que, então, não recorrer a uma agenda diária que nos ajudará a organizar nosso tempo, a cumprir prazos e horários, além de definir a quem delegar determinadas tarefas de forma clara e efetiva. O que está na nossa cabeça nem sempre parece claro ao definir tarefas enquanto resolvemos onde e como atender adequadamente a um cliente, gerando desconforto e falta de entrosamento.

Agendar diariamente nosso plano de trabalho só trará vantagens para nossa produtividade e de toda a equipe, pois “geralmente a equipe é a cara do gestor; se organizado, deve e pode motivar seu time a seguir sua postura”.

2 -Escreva seus compromissos

Mas, onde criar esse cronograma de trabalho? Vamos pensar no valor da agenda, seja ela física, no sempre presente caderno diário de compromissos, ou virtual, no computador ou no celular, nosso companheiro de todas as horas, onde até podemos sinalizar cada horário. Lembre-se, não existe planejamento sem escrever.

3 - Planeje e analise suas atividades, use a criatividade.

Anotando as atividades e necessidades do dia de trabalho, corremos menos risco de perder tempo desnecessário, pondo de lado outro compromisso que merece maior atenção. A agenda não pode representar um cronograma imutável, fazendo com que caiamos em uma zona de conforto, deixando de atender a novos compromissos e desafios. Lembre-se, um comprador estabelece algumas rotinas para conseguir atender a tantos fornecedores de forma organizada. Esse mesmo comprador espera receber fornecedores que tragam alternativas positivas. Que tenham planejado propostas diferentes e criativas, por isso, seu plano de compromissos não pode ser rígido e igual semana após semana. "Existem processos mentais que se estimulam com a pressão, ficam mais criativos”. E por isso estimulá-los é bastante válido.

Então, vamos criar nossa agenda de atividades, deixando espaço para os momentos de criação e para os novos compromissos que surgem a cada dia, mas sem perder o foco!

 

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