Por que investir em pesquisa de mercado?

Conhecer o perfil do cliente e identificar a trajetória de compra que o leva a escolher determinados produtos e/ou serviços é essencial para todo empreendedor que deseja conquistar seu espaço diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Uma pesquisa de mercado bem feita, seja antes de iniciar um empreendimento, seja durante o seu funcionamento, possibilita aos gestores analisar se a empresa está no caminho certo e atingindo as necessidades e expectativas dos clientes.

Diante de tais premissas, por que investir em uma pesquisa de mercado? Quais as vantagens para a empresa? Quais os tipos e como aplicá-la? Essas e outras questões você esclarece no post a seguir!

Qual a importância de realizar uma pesquisa de mercado?

Saber o que o cliente comprou, o quanto gastou, quanto tempo permaneceu na loja e outras informações de compra não significa necessariamente que você conhece o seu consumidor. Esse é um grande equívoco que muitos empreendedores cometem ao considerarem apenas os dados do cliente.

A pesquisa de mercado é fundamental para poder comparar como o consumidor se comporta dentro da empresa e fora dela. Assim, o empreendedor pode utilizar os dados que coleta dos clientes da própria loja e integrar com uma pesquisa geral da qual participa uma amostra dos consumidores do mercado. Ao fundir esses dados, ele passa a conhecer mais detalhadamente os outros clientes e pode traçar estratégias mais assertivas para aumentar seus resultados.

Utilidades da pesquisa 

A pesquisa mercadológica é um importante instrumento para o processo de tomada de decisão. Entre as principais utilidades de uma pesquisa de mercado se destacam:

  • Conhecer o perfil do cliente quantitativamente (potencial do mercado, participação da empresa no mercado etc.) e qualitativamente (hábitos de consumo, escolaridade, estilo de vida etc.).
  • Analisar as estratégias da concorrência e observar os pontos fortes e fracos.
  • Compreender a política de preços e cobrança dos concorrentes, bem como a qualidade dos produtos e serviços.
  • Detectar novas tendências.
  • Avaliar o desempenho dos produtos/serviços diante dos consumidores.
  • Identificar o volume de vendas que o mercado pode suportar e a que preços podem ser vendidos.

Tipos de pesquisa

Entre as pesquisas de mercado mais comuns se destacam:

Pesquisa de segmentação de mercado

Trata-se de uma pesquisa de informações gerenciais estratégicas, por exemplo: características dos consumidores, canais de distribuição de produtos, participação da empresa no mercado. Através dessa pesquisa, o empreendedor pode compreender a participação da sua empresa no mercado e quais são as expectativas do consumidor.

Pesquisa de satisfação

Cliente satisfeito é um veículo gratuito de propaganda. Por isso, é importante medir o nível de satisfação, dos públicos internos (colaboradores) e externos (consumidores). O primeiro caso se refere aos funcionários envolvidos nos processos produtivos e na relação deles com a empresa. O segundo caso tem a ver com a identificação, pelo gestor, do quão satisfeito está o consumidor durante um atendimento quanto a produtos, instalações, preço e demais pontos.

A maior preocupação de uma empresa deve ser em conhecer como o cliente vê o que está sendo oferecido e qual a sua percepção sobre a qualidade dos produtos/serviços.

Pesquisa comportamental 

Tem por objetivo diagnosticar o comportamento do consumidor relacionado a determinado produto/serviço. Esse tipo de estudo possibilita monitorar mudanças, testar novos produtos e conhecer as necessidades dos consumidores.

Como a pesquisa mercadológica pode ser realizada

Entre os modelos básicos de uma pesquisa mercadológica se destacam a pesquisa primária e a pesquisa secundária.

Pesquisa primária

É a primeira pesquisa, e o objetivo principal é coletar informações sobre os resultados de vendas e o desempenho da execução das ações de marketing. Por meio desse estudo é possível avaliar o plano dos concorrentes e buscar informações sobre suas ações de movimentação no mercado. Pode ser realizada:

  • Por telefone ou pessoalmente.
  • Por meio de sites e redes sociais.
  • Por questionários no próprio ambiente da empresa.

Pesquisa secundária

A pesquisa secundária é aquela que utiliza informações que já foram publicadas, por exemplo, pelo IBGE e Ibope. Com esses dados é possível identificar concorrentes, preferências, hábitos de consumo, perfil de consumidor e localizar alvos mais segmentados onde se possam direcionar esforços para atuar com maior assertividade de bons resultados.

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