Empatia nas vendas: descubra o segredo para melhorar sua estratégia

Você é uma pessoa proativa que está sempre em busca de se atualizar e produzir os melhores resultados, sua equipe de vendas confia em você e seus supervisores também? Está nas suas mãos direcionar e motivar sua equipe com empatia nas vendas para atingir as metas e apresentar excelentes resultados!

A internet, o mundo globalizado e a tecnologia vêm mudando constantemente o modo como os consumidores decidem comprar ou contratar novos serviços. As pessoas querem se sentir especiais e únicas, buscando ser compreendidas e assim cativadas.

Esse é o foco no cliente: satisfazer as suas necessidades e surpreendê-lo, oferecendo um excelente atendimento, personalizado. É aí que a empatia surge como uma poderosa técnica de vendas. Continue a leitura e saiba mais!

Empatia x Simpatia

E o que, afinal, é empatia? De acordo com o site Significados Br:

“Empatia é a capacidade psicológica de tentar compreender sentimentos e emoções das outras pessoas.”

A empatia difere-se da simpatia, que ocorre quando compartilhamos os mesmos sentimentos,  sentimos da mesma forma que o outro sente, quando assimilamos os sentimentos e as emoções das outras pessoas como se fossem nossos também.

É o que nos torna membros de um mesmo grupo ideológico, com ideais similares, sentimentos e emoções vibrando em uma mesma sintonia.

Já a empatia está mais no nível de compreensão, não sentir a mesma coisa da mesma forma, mas compreender o sentimento alheio, mesmo que em desacordo com o próprio sentimento.

Um bom exemplo seriam as torcidas de futebol: Um torcedor do Palmeiras possui simpatia com outros torcedores do Palmeiras e pode desenvolver empatia pelos torcedores da Chapecoense que sofreram com o acidente aéreo. Neste caso, o palmeirense consegue compreender a dor da perda dos chapecoenses, mas não sente a mesma dor.

Empatia nas vendas

Sabemos que vendedores simpáticos vendem bem, são carismáticos e cativam muitos consumidores, mas não cativam a todos pois não conseguem ser simpáticos o tempo todo. É aí que aqueles vendedores que desenvolveram a empatia se tornam muito mais competitivos!

Os vendedores empáticos ouvem os clientes, olham nos olhos, procuram compreender seus anseios e resolver seus problemas. As frases que as pessoas empáticas costumam dizer são: “Te entendo”, “Te ouço”, “Compreendo o que está sentindo”, “Isso parece desafiador”, “Nossa! É uma pena que esteja passando por isso”.

Os clientes buscam ser compreendidos, ter seus problemas solucionados por pessoas atenciosas que realmente se mostrem disponíveis a ajudá-los. Hoje a empatia se tornou item indispensável de habilidade pessoal a ser desenvolvida para profissionais que lidam diretamente com as pessoas.

Não adianta se preocupar apenas com números e metas a serem atingidos. O foco no cliente é indispensável, e torná-lo o centro e o objetivo dos investimentos pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa nos dias de hoje.

Se a sua equipe conseguir trabalhar a empatia, buscar compreender e antecipar os desejos e as questões de seus clientes, as conversões em vendas só crescerão.

Gostou dessas dicas sobre empatia nas vendas? Saiba como melhorar ainda mais o seu processo de desenvolvimento e alcançar os melhores resultados: Conheça os seis passos para uma venda de sucesso!

Nenhum comentário, ainda.

Deixe um comentário