Conheça 9 estratégias poderosas de vendas para aumentar a receita

Está cada dia mais difícil para as empresas garantir o alto índice de vendas. À medida que a concorrência aumenta, existe menos espaço para o amadorismo nessa área. Por isso, é fundamental basear as ações comerciais em estratégias de vendas eficientes e bem elaboradas, que serão capazes de proporcionar vantagens competitivas para as organizações.

Veja agora algumas estratégias de vendas que você pode aplicar no seu negócio para alavancar seus números.

1 – O cliente no foco da estratégia de venda

Antes de tudo, faça uma análise detalhada sobre o seu cliente. Identifique os seus hábitos e costumes, o potencial de consumo e as características comportamentais. O cliente é a parte mais importante de uma transação comercial. É no bolso dele que está o dinheiro de que sua empresa precisa e é para ele que a sua solução foi criada. Portanto, uma estratégia de venda só será eficiente se atender às necessidades do consumidor final.

2 – Aumento do ticket médio

Se está difícil vender para novos clientes, uma excelente saída é vender mais para aqueles que já compram. Crie estratégias de vendas com o objetivo de estimular os atuais consumidores a aumentarem o seu pedido ou adquirir produtos que não costumam comprar. Ações promocionais, do tipo “leve 3 e pague 2”, parcelamento sem juros acima de determinado valor ou outras ações são boas opções que demonstram claramente as vantagens para o cliente em aumentar o seu pedido.

3 – Apresentação de produtos

Muitas vendas são perdidas porque o vendedor não apresenta os produtos corretamente. O segredo é ouvir mais do que falar. Conheça 100% do produto, mas fale apenas o necessário. As perguntas abertas revelam coisas importantes sobre a necessidade do comprador. Assim fica muito mais fácil apresentar os benefícios oferecidos pela sua solução e como eles vão sanar as necessidades do cliente.

4 – Melhore seus argumentos

Os consumidores estão cada dia mais bem informados sobre o mercado e os produtos. É muito comum que ele pesquise diversas fontes de informação antes de ter o primeiro contato com o vendedor. Por isso, sua equipe precisa estar com a “língua afiada” para esclarecer as dúvidas do comprador. Os vendedores precisam conhecer tudo sobre os benefícios de cada solução e os diferenciais que sua empresa oferece. Porém, devem falar estritamente o que for necessário, para não confundir o cliente.

5 – Carteira de clientes

Uma das estratégias de vendas mais eficazes é trabalhar a base de clientes atuais. Relacione as principais informações sobre cada cliente: o nome, os produtos comprados, o faturamento, etc.

Para uma quantidade muito grande de clientes, é ideal focar esforços naqueles que trazem mais receita para a empresa. Aqueles de menor potencial devem ser atendidos por outros canais, como telemarketing ou loja virtual.

6 – Personagens do processo

Identifique os “atores” envolvidos no processo de realização da compra. Quanto maior é o valor da transação, mais importância eles terão na decisão final. Basicamente, são cinco papéis: iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário.

7 – Capacite sua equipe de vendas

De nada adianta um produto perfeito, preços competitivos, se no momento em que o cliente está de frente para o vendedor tudo ir por água abaixo. Além de conhecer tudo sobre os produtos, é importante adquirir conhecimentos em outras áreas, como técnicas de vendas, negociação, marketing pessoal, o básico da matemática financeira e outras habilidades que facilitarão o atendimento.

8 – Vender com maior margem

Identifique os produtos que oferecem a maior margem de contribuição, aqueles que dão maior lucro para a empresa. Crie estratégias de vendas específicas para aumentar a quantidade de vendas desses itens. Isso fará seu faturamento crescer exponencialmente.

9 – Melhore suas perguntas

A principal ferramenta de venda são as perguntas. A diferença está na habilidade de utilizá-las da forma correta. Basicamente, as perguntas podem ser:

  • Abertas: estimulam o cliente a falar mais sobre a sua necessidade;

  • Fechadas: só podem ser respondidas com “sim” ou “não”, o que facilita o fechamento.

Para que o negócio seja sustentável, é importante que a parte comercial seja baseada em estratégias de vendas bem elaboradas e eficientes. Mas não devem ser engessadas. Pelo contrário, devem ser revisadas e revalidadas de tempos em tempos.

Se você conhece mais alguma estratégia de venda relevante, compartilhe conosco nos comentários!

 

1 Response

  1. Parabéns Nuzzi eu vi este projeto nascer. . Muito Bom! !!!

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