Conheça 5 técnicas de prospecção de clientes que você não tentou

Um gestor responsável sabe que por mais que seu índice de vendas seja satisfatório em um determinado período, é preciso estar sempre renovando sua carteira de clientes para garantir resultados futuros, manter a empresa competitiva e assegurar sua sobrevivência no mercado.

Entretanto, todo profissional que lida diretamente com vendas sabe que existe um   grande desafio nesse ramo: prospectar novos clientes. De fato, a questão mais complexa em realizar uma venda é o procedimento para atrair um novo consumidor em potencial.

Por isso, no artigo de hoje abordaremos algumas técnicas de prospecção de clientes que provavelmente você ainda não tentou.

Continue a leitura para conferir!

1. Conheça seu mercado de atuação

Não é preciso ser um especialista em análise de mercado e comportamento de consumo para perceber que o gosto do consumidor muda a cada 5 anos aproximadamente, não é mesmo? Ou seja, as técnicas de prospecção de clientes que funcionaram no passado não necessariamente funcionarão nos dias atuais.

Por isso é importante estudar e conhecer o mercado em que sua empresa atua. Identificar o perfil do público-alvo do negócio é uma das melhores estratégias de conhecimento para prospecção.

2. Crie personas

Tanto no meio de profissionais de marketing como em áreas relacionadas à vendas, a criação de personas é um dos recursos mais relevantes para se prospectar novos consumidores.

Persona é um perfil fictício de um comprador ideal para um determinado produto ou serviço, seja ele pessoa física ou jurídica.

As personas são utilizadas para otimizar a criação de estratégias publicitárias, tomadas de decisões administrativas, desenvolvimento de produtos e até mesmo para definir o tom de comunicação e atendimento ao cliente em uma empresa.

Criar uma persona envolve uma pesquisa com um determinado número de leads que demonstraram interesse pelo produto. Suas características em comum mais frequentes ajudam a compor o perfil da persona.

3. Ofereça soluções em seus produtos

Dentre as técnicas de prospecção de clientes mais utilizadas por empresas de variados nichos do mercado, uma delas tem se transformado em tendência nos últimos anos.

Muitos empreendedores têm apostado em oferecer soluções por meio de seus produtos, abandonando a tradicional abordagem "agressiva" em que a venda é "empurrada" para cima do cliente e aderindo ao uso de uma comunicação mais amigável.

Fator que tem contribuído diretamente com a construção do perfil do consumidor moderno.

Para se ter uma ideia, até mesmo a forma como as empresas se comunicam com as pessoas nas redes sociais tem focado em estreitar a relação com seus clientes. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

4. Use o poder da tecnologia a seu favor

Com tecnologia nos referimos às mídias digitais que têm apresentado um potencial inestimável para alcançar e fidelizar novos públicos por meio de seus recursos avançados.

Esteja nas redes sociais para otimizar seu atendimento ao cliente e sua comunicação com o público. Tenha um blog para produzir e propagar conteúdo relevante para seu público-alvo. 

Além disso, é importante ter um site responsivo (que ofereça suporte de acesso para plataformas mobile como iOS e Android) e funcional.

Muitas empresas também têm apostado no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e até mesmo em produções audiovisuais em canais no Youtube, Instagram e outras mídias que suportam o compartilhamento de vídeos. 

5. Una-se aos seus concorrentes

O que muitos chamam de concorrente, você pode chamar de parceiro empresarial, pois, dentre as técnicas de prospecção que citamos até agora, não poderíamos deixar a união entre empresas que competem no mesmo mercado de fora dessa lista.

Essa estratégia só tem a agregar às empresas envolvidas, pois é um meio de prospectar clientes já conquistados pela outra marca, já que eles estão satisfeitos com o produto ou serviço e confiam na indicação.

Além disso, uma parceria empresarial é capaz de:

  • Expandir sua área de atuação;
  • Tornar ambas as empresas mais competitivas;
  • Fortalecer sua marca frente aos consumidores.

Dentre outras vantagens.

No artigo de hoje você conferiu 5 técnicas de prospecção de clientes essenciais para alavancar suas vendas e melhorar os resultados da empresa. 

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