3 técnicas de vendas que funcionam e 3 que dão errado

Segundo Flávio Augusto, um dos grandes nomes no meio do empreendedorismo e fundador da Wise Up, vender não é um dom, aprende-se.  Muitos gestores buscam capacitar sua equipe para que idenfiquem e utilizem as melhores técnicas de venda. No entanto, por melhor que sejam os vendedores, eles precisam de constante atualização para vender mais, conquistar novos clientes e fidelizar antigos.

Pensando nisso, esse artigo trará um guia completo com 3 técnicas de vendas que funcionam e 3 que dão errado. Continue a leitura e veja as técnicas que vão fazer sua equipe de vendas deslanchar – evitando as ruins e adotando as boas.

As três técnicas de vendas que vão fazer sua equipe vender mais e melhor

1.  Estabeleça uma relação pautada pela ética e pela confiança com o cliente

Ser ético e confiável não consiste apenas em não oferecer uma promoção falsa: é preciso ir além. Por exemplo, se o cliente está em busca de um produto que faça tal coisa, não tente “empurrar” um que faça coisas próximas sem que ele saiba. Em vez disso, explique as características dos produtos disponíveis, mostre sua expertise (e, portanto, a da empresa), ressalte o trabalho de acompanhamento do pós-venda e da assistência técnica.

2. Não subestime o cliente

Mais do que uma técnica, esse é um princípio a ser seguido em todas as abordagens. Segundo o NPS (Net Promoter Score) um método utilizado para medir a satisfação dos clientes, independente da classe social, do grau de instrução ou da quantidade de dinheiro, a lealdade e ou a probabilidade um cliente recomendar a empresa sempre estará ligada à forma como ele foi tratado durante o processo de compra.

Quando um cliente não se sente subestimado e tem um alto grau de satisfação com seu atendimento e com o produto, ele se torna um promotor espontâneo da marca.

3. Seja criativo

Inovação é a palavra de ordem e ela precisa ser aplicada em todo o ciclo de venda, da abordagem ao pós-venda.Por exemplo, se a maioria dos clientes comparecem  à empresa com filhos, ter um carrinho de brinquedo próximo (ou qualquer outro brinquedo) para distrair a criança, pode ser o fator determinante na abordagem desses clientes. Isso criará um ambiente de empatia entre os pais-clientes e os vendedores.

As três técnicas de vendas que sua equipe deve evitar para alcançar o sucesso

1. Ser insistente

O vendedor deve criar uma comunicação e uma atmosfera que faça o cliente querer ficar e finalizar a compra. Perceba que em nosso último exemplo sobre as técnicas que dão certo, nós mostramos como criar um ambiente amistoso para um tipo específico de cliente. Isso se difere, e muito, de ser insistente. Não empurre o cliente: crie um caminho e o conduza por ele.

2. Ser genérico

Para se tornar um vendedor que consegue finalizar suas vendas é preciso abordar o cliente e o produto de forma individual e específica. Lembre-se: vender também é fazer marketing. Então, é preciso que nesse processo seja colocado em evidência atributos do produto como:

  • selos de qualidade;
  • posição em rankings,
  • prêmios de performance;
  • certificações.

3. Achar que o processo de venda acaba com a compra

A negociação de compra e venda não pode e não deve terminar com o sim ou não do cliente. Quando acaba em sim, o vendedor deve certificar-se de encaminhar o cliente para o pós-venda e que ele aconteça de fato. Já quando acabar em não, deve-se manter contato com esse cliente e informá-lo quando novidades com o perfil dele chegarem e assim prospectar novas oportunidades.

O que você achou dessas técnicas de vendas? Boas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outros vendedores a se tornarem melhores!

Nenhum comentário, ainda.

Deixe um comentário