O bom Vendedor tem que gostar de pessoas

Nem toda a técnica ou metodologia se aplica a quem, como vendedor, não siga a regra básica, ou melhor, à característica pessoal básica do bom comunicador: “o bom vendedor tem de gostar de pessoas”.

Ao pensar em gostar de pessoas, é preciso, em primeiro lugar, que goste de si mesmo, acredite, confie, aprenda, aceite, argumente, e saiba ouvir para tirar daí sua habilidade de “vendedor” com letra maiúscula.

A venda é um processo contínuo de saber ouvir, saber perguntar e a percepção de necessidades do cliente. Para isso, a postura de um vendedor é a de um comunicador, que seguindo certas regras irá harmonizar às exigências imediatas do cliente o produto que pretende ofertar.

Confiança, determinação, simpatia, postura pró ativa, apresentação pessoal e paciência de esperar a hora certa de ofertar fazem parte do perfil.

Nunca podemos esquecer que nem todos os clientes que existem no mercado deveriam ser nossos clientes e, é questionando, ouvindo e analisando essa premissa que nos daremos conta de que, o produto procurado, os recursos e soluções que podemos ofertar não atendem a necessidade do cliente.

Vários podem ser os motivos para definir essa situação, porém, nunca sejam eles o desinteresse o juízo pré-concebido do possível ou do impossível, pequenos detalhes, uma informação a mais em uma reunião podem levar a conquista de um cliente, mostrando a ele algo que nem ele havia percebido, por esse motivo, deve ser outra regra básica: o profissional de vendas nunca se distrai.

Gostar de pessoas é um elemento importante e fundamental, assim como algumas vezes o que pretendemos ofertar parece não concordar com as necessidades de um futuro cliente, por razões múltiplas, em um encontro de negociação, o cliente pode não ser, ou se mostrar receptivo à nossa presença ou ao discurso que nos propomos, mas esse é o desafio, saber ouvir, observar e buscar a palavra-chave, a forma amistosa da comunicação, lembrando que “gostamos de pessoas” apesar de nem sempre estarmos de acordo com sua atitude e buscar nesse conceito, o ponto de contato com o outro, seu ponto sensível e que possa mostrar-se favorável a um bom relacionamento.

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