Reativação de prospects: fale com clientes inativos sem ser chato

Grande parte das empresas sofre por perder alguns clientes ao longo do caminho, ou ainda acaba ficando com alguns clientes inativos depois de um período. Ou seja, consumidores que demoram ou não voltam a fazer negócios com a empresa.

Para reverter essa situação e conseguir aumentar os resultados novamente é necessário criar estratégias para reativação de prospects.

Essa intensificação é fundamental: afinal, o custo-benefício de fidelizar ou trazer os clientes mais uma vez para sua empresa é muito maior do que conquistar novos consumidores. Para que as suas estratégias funcionem bem, sem que você pareça maçante ou inoportuno, leve em consideração esses pontos:

Tenha um cronograma para ligações

É muito comum ter uma equipe motivada a atingir metas somente ao final do mês. Entretanto,  o “gás” concentrado na última quinzena do mês pode ser um erro fortemente prejudicial para o equilíbrio e conformidade dos negócios. O ideal é manter um cronograma de ligações para o mês inteiro. Dessa forma, sua equipe poderá atingir as metas antes mesmo de o mês terminar, e terá mais chances até de superá-las.

Com um cronograma de ligações organizado e funcionando perfeitamente, há maior controle sobre o que está ocorrendo e acerca de quais clientes a empresa está contatando. É possível, por exemplo, segmentar o perfil de clientes que receberão as chamadas em determinado dia.

Outra vantagem é que você evita contatar o mesmo cliente mais de uma vez por dia ou em um curto intervalo de tempo. Este é um péssimo equívoco, que acaba afastando de vez seus prospects.

Analise a jornada de trabalho do cliente

É interessante dar ampla atenção à jornada de trabalho de sua clientela. As pessoas acabam se sentindo pressionadas e até se irritam ao receber ligações de empresas depois de um longo dia de trabalho ou em seus momentos mais reservados de descanso.

Você pode fazer esse check-up conforme o perfil de seus consumidores. Veja os aspectos do seu público-alvo, e reúna informações como a classe social, profissões predominantes, entre outros. Tudo isso te dará uma base para entrar em contato na hora mais adequada.

Outra dica é ter um cadastro detalhado sobre cada cliente, contendo dados pessoais — como profissão, local de trabalho, e mais. Isso vai permitir que o contato com cada cliente seja único e diferenciado.

Descubra o que afastou o prospect

A melhor maneira de reativar seus prospects é entender o motivo que os levou a se afastar da empresa. Algumas causas são comuns e aparentemente menos graves para o negócio, como a crise financeira ou desemprego da pessoa, por exemplo. Nesses cenários, você não terá outra opção que não seja oferecer descontos e vantagens financeiras para atrair o cliente para novas compras.

Porém, esse cliente inativo podem ter se afastado devido a problemas com sua empresa. Pode ser que ele não tenha sido bem atendido, não tenha gostado da qualidade dos produtos ou serviços, entre outros. Caso tenha ocorrido algum desses contratempos, questione como você pode melhorar — e, se possível, demonstre como a sua empresa evoluiu.

Use um sistema de CRM

O CRM será de grande auxílio para monitorar a inatividade de seus clientes e traçar estratégias bastante significativas para reavivar o relacionamento com eles. Por meio do gerenciamento adequado de dados, sabem-se o histórico de compra e o registro de atendimentos e tentativas de chamadas para determinada pessoa.

Isso permitirá que você e sua equipe tracem táticas diretas de abordagem para cada cliente, além de oferecer soluções e vantagens personalizadas para o prospect em questão. Um CRM também ajudará a manter controle eficiente sobre cada comunicação entre empresa e cliente.

A reativação de prospects é de extrema importância e deve fazer parte de suas estratégias para cada ano que se inicia. Para saber mais dicas de como melhorar os resultados de sua empresa, assine a nossa newsletter e receba novidades e dicas incríveis em seu e-mail.

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