O que é funil de vendas e quais são os seus quatro estágios?

É muito comum que as empresas invistam em marketing digital para captar mais clientes e melhorar o seu alcance no mundo virtual. Só que não basta apenas criar campanhas e ações direcionadas ao público-alvo sem ao menos saber onde estão na jornada do cliente, isto é, no funil de vendas. Quer saber mais sobre ele? Então, continue lendo!

Você sabe o que é funil de vendas?

Para qualquer negócio, é muito vantajoso seguir os 4 estágios do funil de vendas, a fim de direcionar e guiar o cliente entre os processos de atração e concretização da compra. O funil de vendas, como o próprio nome diz, se relaciona diretamente ao processo em que o potencial cliente chega até você, realiza a compra e, potencialmente, acaba permanecendo como cliente fidelizado.

O funil de vendas é formado por 4 estágios, que servem como guia para suas campanhas de marketing digital. Mais que isso, esses estágios podem ou não ser sucessivos, uma vez que, dependendo do cliente, pode até mesmo voltar a um estágio antes de prosseguir.

Por isso, a necessidade de segmentação e de personalização para compreender o comportamento do potencial consumidor e guiá-lo com conteúdo e ações que irão atraí-lo até o fim do funil de vendas.

Então, para ajudar em suas estratégias de vendas conheça os estágios e como estruturá-los.

Estágio 1: visitante

O primeiro estágio do funil de vendas diz respeito aos visitantes, isto é, os potenciais clientes que chegaram até você por campanhas de marketing de atração. O conteúdo atrativo é aquele que responde a uma dúvida do consumidor sem necessariamente citar a marca, os produtos e serviços que têm disponibilidade. O objetivo nesse estágio é conquistar a confiança dos leads potenciais.

O conteúdo deve ser constantemente atualizado. Sua presença digital precisa ser marcante. É importante haver qualidade e você necessita fazer uso das métricas, a fim de descobrir quais foram os acessos em cada conteúdo, visitas, duração do usuário, taxa de rejeição e por aí vai.

Estágio 2: lead

O segundo estágio é aquele em que uma parcela dos visitantes é convertida em leads, ou seja, estão mais perto de concretizar uma compra. Ocorre quando o visitante gosta do conteúdo e  checa com frequência um tema específico, ou então sempre está engajado, sugerindo, comentando ou ficando online, quer dizer que ele “fisgado”. As métricas são importantes para defender se seu conteúdo está dando retorno ou não.

É nesse estágio que vale a pena criar formulários e janelas pop-ups para o cadastramento de e-mail e recebimento de newsletter. Assim, o lead poderá receber um conteúdo ainda mais personalizado, conforme o seu perfil, a sua necessidade.

Estágio 3: oportunidade

Quando o lead já está aberto para esse contato mais direto, passamos para o terceiro estágio, que é o de apresentar oportunidades de compra de forma indireta. Talvez seja o momento de pesquisar sobre o histórico e comportamento de compras desse lead e criar conteúdos que comparem produtos e serviços ou que ofereçam soluções.

A sua marca deve estar ali, mas cuidado: ainda não é a hora de indicar que você é a melhor das opções. É vital que encontre o “ponto de dor” do cliente para então você resolvê-lo.

Estágio 4: cliente

E o último estágio do funil de vendas é aquele que o lead se torna, efetivamente, cliente. Suas ações de marketing serão mais diretas, indicando que você tem a solução que o consumidor precisa.

Percebeu como o potencial cliente foi guiado, conquistado ao longo do caminho? É isso que importa quando se trata de um funil de vendas.

Lembrando que é preciso se atentar às métricas para registrar o nível de satisfação, feedbacks positivos e negativos, taxa de retorno ou até aqueles clientes que desistiram da compra e voltaram para um estágio anterior.

Não se preocupe com essas idas e vindas, tudo faz parte das etapas para sucesso nas vendas.

Esses são os 4 estágios de funil de vendas do marketing digital. Já conhecia? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber novidades exclusivas!

 

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