7 dicas para sua empresa vender mais e ser mais eficiente

Quem trabalha com vendas sabe que esse setor precisa de muita atenção, prática e, claro, uma boa dose de treinamento. Quem busca aumentar as vendas precisa estar ciente de que sua equipe deve ser treinada e melhorada: somente assim será possível melhorar os resultados.

Quer que a sua equipe seja mais eficiente e tenha aumento nas vendas? Para conseguir isso, confira essas sete dicas para a sua empresa vender mais e coloque-as em prática o quanto antes:

1. Aprenda a motivar os seus colaboradores

Não há nada melhor para aumentar a produtividade e os resultados que a motivação. Uma equipe que trabalha por um propósito maior — além do salário — certamente consegue número muito maior de vendas.

A motivação pode vir de vários lugares, como comissões e outras vantagens, banco de horas, vales e outras coisas. Tenha um tempo com a sua equipe e invista em palestras motivacionais ou até treinamento de coaching.

2. Desenvolva o trabalho em equipe

A equipe de vendas, assim como toda a empresa, precisa vestir a camisa e trabalhar junta. Incentive a participação de todos e faça com que um sempre auxilie o outro. Quando a equipe trabalha unida, os resultados são ampliados.

A sintonia dentro do ambiente de trabalho também é fundamental para o bom funcionamento da equipe e para aumentar as suas vendas.

3. Apresente o seu produto à equipe

Para vender um produto, é preciso conhecê-lo. Treinar sua equipe e apresentar cada produto em seus detalhes é uma forma de aumentar suas vendas. Isso acontece porque, quando o vendedor sabe o que está vendendo, seus argumentos emitem mais confiança para os clientes, o que consequentemente resulta em aumento nas vendas, tornando sua equipe mais eficiente.

Um exemplo é imaginar-se vendendo um carro sem conhecer o produto. Como você apresentaria esse modelo para o cliente? Você saberia informar quais as vantagens que ele tem? Sem treinamento, sua equipe também não saberá!

4. É preciso trabalhar o “mas”

É comum que os clientes em negociação ou pesquisa de preço encontrem objeções para não comprar determinado produto. Nesses casos, a equipe precisa aprender a utilizar a palavra “mas”.

Conhecendo um produto, assim que o cliente encontrar alguma coisa errada ou quando ele não estiver de acordo, o vendedor já terá outro ponto para apresentar. Por exemplo: “Esse produto é mais caro, mas o custo-benefício vale a pena e ainda existem facilidades no pagamento.”

5. Vendedor persistente não é vendedor insistente

Para ter uma equipe de vendas eficiente, é preciso treiná-la para que não seja insistente. O consumidor atual gosta de tomar suas decisões e, muitas vezes, acaba desistindo de uma compra por ser atendido por um vendedor considerado “chato”.

Um vendedor insistente é aquele que tenta efetuar a venda a todo custo. Já um vendedor persistente é aquele que consegue se adaptar e oferecer o produto certo na hora certa para o cliente, sendo eficiente.

6. Invista em tecnologia e ponto de venda

A tecnologia otimizará e acelerará o processo de vendas, encurtando o tempo de espera por um produto, por exemplo. Assim, antes de o cliente chegar ao caixa para o pagamento, ele já terá todas as informações para realizá-lo.

Investir no ponto de venda também é uma forma de vender mais. Deixar o ambiente sempre agradável e limpo acaba atraindo mais olhares e mais possíveis clientes. Isso também é válido para a sua equipe. Tenha um canto reservado para ela, como uma sala para descanso e um café.

7. Melhore a experiência do seu cliente

Incentive os seus funcionários a oferecerem a melhor experiência para os seus clientes. Com atendimento de primeira e melhor experimentação, a chance de efetuar uma venda é muito maior. Quando o cliente conhece e experimenta o produto, acaba surgindo o desejo de adquirir. Um exemplo prático é uma loja de roupas. Quando o cliente leva para o provador uma peça de que a princípio não gostou muito poderá se apaixonar por ela quando experimentá-la no corpo.

Conhecendo e praticando essas sete dicas, certamente sua empresa vai vender mais e sua equipe será mais eficiente! E você? Deixe o seu comentário com a dica que mais deu certo em sua empresa!


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