O consumidor está cada vez mais exigente e o mercado mais competitivo a cada dia, por isso é necessário que as organizações e as equipes de vendas inovem na forma como lidam com o seu público para acompanhar as tendências na área de vendas e no mercado.
Principalmente se você está aí buscando a otimização de seus resultados e o crescimento do seu negócio, é essencial começar a mudança pela correção de erros que são cometidos – muitas vezes sem perceber – na hora de fazer as vendas.
Por isso, continue a sua leitura e confira os 4 erros que a sua equipe de venda comete todos os dias e, é claro, como resolvê-los!
1 – Apresentar a proposta sem urgência de fechamento
Nenhum profissional que seja sério entra numa negociação com o cliente tendo como objetivo fazer amizades. É preciso fazer negócio, por isso é importante cumprir o objetivo de apresentar o produto ao cliente e logo em seguida fazer uma proposta.
Se sua equipe de vendas costuma ter uma postura de quem não está querendo vender, é preciso se reunir com o pessoal e procurar o foco novamente.
O vendedor de sucesso deve conseguir mostrar ao cliente que sua proposta realmente é boa fazer o cliente pensar que não pode perder aquela oferta.
2 – Acreditar que é o preço que faz a venda
Ninguém compra um preço. Esqueça aquela ideia de que “o preço é o que importa”. As pessoas compram produtos, compram soluções, compram desejos.
O cliente pode até demonstrar que está obcecado com o preço, exigir um preço mais baixo e afirmar que possui um orçamento que não pode ser aberto. Entretanto, esse cliente pode sim estar disposto a pagar um preço mais elevado (desde que justo) se o vendedor for capaz de dar a ele bons motivos para isso.
Por isso, é importante que a sua equipe de vendas não mantenha tanto o foco no preço do produto, mas sim no valor do produto, no seu diferencial e no que ele pode agregar para o cliente.
3 – Oferecer descontos com muita facilidade
Descontos são bons e todo comprador gosta, isso sem dúvida alguma. Porém, oferecer descontos com extrema facilidade pode fazer o seu produto e o vendedor perderem credibilidade.
Afinal, se a proposta inicial já era boa também para o cliente, como o vendedor pode oferecer tão facilmente um desconto?
Para lidar com situações onde o cliente pede desconto existem duas soluções. A primeira é pedir um tempo para analisar e retornar com uma proposta nova. O vendedor pode até simular uma negociação interna, se for preciso. Porém, para isso, é preciso que o vendedor saiba que tipo de desconto o cliente está buscando.
Já a segunda solução é para quando o cliente pede um desconto e já diz o tamanho do desconto que deseja. Se esse desconto for muito grande, o vendedor pode começar a se preparar para reforçar o valor do produto que está sendo oferecido. Se o desconto pedido ainda estiver dentro do que a empresa permite, simule a negociação e retorne dizendo que conseguir fechar a venda.
4 – Não trabalhar com metas
É importante que todo departamento comercial, assim como a equipe de vendas, tenha um plano de metas para cumprir.
Porém, a meta não precisa ser aquela coisa imposta, chata e maçante. A empresa deve saber como definir metas de vendas, levando em consideração a capacidade de cada vendedor, os recursos de que dispõe e o tempo médio que o vendedor leva para realizar uma venda.
Essas metas ajudam no trabalho em equipe – já que todos os vendedores passam a ter um norte – e a implantar uma cultura de meritocracia na organização. Toda a equipe passa a dispor de dados quantitativos do seu desempenho nas vendas e podem pensar em soluções para melhorar.
Esses são erros na equipe de vendas comumente cometidos em muitas organizações e que podem ser facilmente corrigidos. Quer saber mais sobre como otimizar sua equipe? Então não deixe de conferir o guia prático para montar um treinamento de vendas!
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