Os CRMs (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) são programas utilizados para o gerenciamento das informações e dos processos relacionados ao contato com o cliente. Eles são fundamentais para os setores de marketing, vendas e gestão operacional de um negócio, de forma a buscar a satisfação total do cliente.
Adotar um CRM é essencial não somente para otimizar a gestão empresarial e o aumento das vendas, mas também para a conquista e retenção de clientes. Esses softwares automatizam processos de relacionamento de forma a melhorar os serviços prestados e aumentar as vendas.
Para entender melhor como o CRM pode alavancar as vendas da sua empresa e melhorar os seus resultados, confira 5 vantagens que o seu uso pode proporcionar!
1. Maior conhecimento dos clientes
O CRM permite o cadastro e cruzamento de uma série de informações e detalhes de cada cliente, possibilitando que se faça rapidamente levantamentos sobre os hábitos e as preferências dos consumidores de seus produtos ou serviços. A partir disso, a lógica é muito simples: quanto mais se conhece a clientela, maiores são as chances de agradá-la e fazer com que ela se torne fiel ao seu negócio.
2. Compartilhamento de informação entre a equipe de vendas
O Customer Relationship Management permite que todo o time de vendas tenha acesso às informações de clientes e empresas. Isso possibilita que os funcionários troquem experiências e coloquem em prática atitudes e posicionamentos que deram certo com outros clientes.
Esse compartilhamento, além de aumentar as vendas, permite que a empresa crie uma identidade, podendo tornar-se facilmente uma referência no mercado.
3. Melhor direcionamento da estratégia de marketing
Pelo fato do software reunir informações e relatos dos clientes, é possível conhecer quais são os produtos e serviços que eles buscam e o que a clientela gostaria de mudar no seu negócio. Desta forma, consegue-se criar estratégias de marketing muito mais eficientes, que alcancem melhor as pessoas e direcione-as para o setor de vendas da empresa com maior facilidade.
4. Aperfeiçoamento do pós-venda
Outra grande vantagem encontrada pelas empresas que utilizam um sistema de CRM é o atendimento de pós-venda. Todas as vezes em que ocorrerem contatos com os clientes, independentemente de serem ao vivo, por telefone ou pela internet, é feito um registro no sistema. Esse input pode ser uma reclamação ou um simples procedimento normal de pós-venda.
Ao criar um banco de dados e um acompanhamento dessas informações, tem-se uma melhora significativa na forma de tratar o cliente, garantindo maior satisfação e facilitando novos contatos para compras futuras.
5. Criação de indicadores
Por último, não poderíamos deixar de destacar que um programa de Gestão de Relacionamento com o Cliente pode contribuir para outras ferramentas, dentre as quais podemos destacar uma das mais utilizadas: os KPIs (Key Performance Indicators).
Com as informações do CRM, é possível criar uma série de indicadores que possibilitam o acompanhamento do desempenho da empresa e a comparação com resultados passados. Assim, é possível determinar metas e controlar melhor o negócio de forma a aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros.
Agora que você já conhece o conceito de CRM e sabe como ele pode aumentar as vendas, não deixe de ler 7 dicas para sua empresa vender mais e ser mais eficiente!
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