Não há mais B2B ou B2C. Há apenas H2H – human to human!

Negócios são feitos por pessoas! Mesmo em meio a tanta tecnologia o ser humano sempre está no centro quando o assunto são negócios e no que diz respeito as relações de consumo, a gestão de pessoas, a comunicação e as ferramentas que utilizamos para alcançar os melhores resultados, cada vez mais serão feitas de humanos para humanos - H2H.

As relações entre os consumidores e as empresas e marcas estão em transformação. O B2B ou B2C, têm diferenças específicas, o primeiro envolve negócios para revenda ou uso profissional, já o B2C envolve a venda para o consumidor final. Ainda assim as expectativas de relacionamento do comprador profissional se assemelham – ou até se misturam – às de uma pessoa física. Assim como um usuário final, o profissional do mercado B2B quer facilidade e pouca burocracia no relacionamento corporativo. Os processos devem ser mais simples e pessoais.

Com as crescentes possibilidades de conectividade e inovações digitais os usuários passam a ser ponto fundamental nas estratégias das empresas. B2B ou B2C, a relação entre as pessoas é levada em consideração desde o início de qualquer planejamento de negócios.

Isso faz surgir um novo modelo, o human to human – H2H, que chega para revolucionar os processos do B2b e B2c clássicos. E não se iluda, o H2H pretende estabelecer processos descomplicados e rápidos.

O comprador profissional espera encontrar a mesma simplicidade nos negócios corporativos, igual a conseguida no e-commerce de varejo, por exemplo.

Com isso, a comunicação das companhias com os seus clientes também tem de passar por mudanças bruscas. Se antes ela era unilateral, com a empresa comunicando apenas o que era de seu interesse, agora ela precisa ser bilateral. Ou seja, as organizações precisam entender as necessidades do mercado e passar as mensagens que são relevantes para o seu consumidor. O relacionamento deve ser baseado em diálogo. Mesmo porque, caso isso não ocorra, os clientes buscarão os dados em outras fontes ou, ainda, procurarão outras empresas para se relacionarem.

O comercio mundial está em franca transformação e é fundamental que as empresas fiquem atentas, caso contrário sua sobrevivência pode ser contestada. Ouvir o cliente, atualmente, com o acesso fácil e barato a conectividade possibilita entender melhor o que eles preferem. Dessa forma seus processos trarão melhores resultados e proporcionarão melhor fidelização desse cliente. Provavelmente esse modelo de interação deverá resultar em melhores preços para o consumidor e melhores ganhos para as empresas.

Cabe lembrar, nosso blog tem como alvo vendedores e seus gestores e, nesse contexto, para que seja possível identificar com clareza o H2H, estar preparado é fundamental. A Metodologia Venda Certa tem como um dos pilares o Rapport.

O Rapport é uma comunicação harmoniosa onde se obtém mais do que apenas uma relação comercial, se obtém uma relação pessoal.

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