Gamificação em vendas: um jeito atual para alavancar resultados.

Buscando identificar como motivar uma equipe de vendas, os gestores tem um desafio enorme pela frente. Vivemos uma transformação significativa nos moldes de como os profissionais mais experientes se diferenciam em relação aos novos profissionais.  A geração millennials tem pretensões muito diferentes das gerações anteriores.

Tendo profissionais de diferentes gerações no time de vendas, a alternativa mais indicada é propor desafios que atendam a todos.

A gamificação é a alternativa indicada, afinal, um jogo motiva e incentiva a busca aos melhores resultados, ou à Venda Certa.

Utilizar a gamificação para engajar colaboradores é algo cada vez mais utilizado pelas empresas, pois permite que a equipe tenha uma motivação extra para alcançar seus objetivos.

Entenda como utilizar a gamificação com seu time de vendas.

Qual era seu jogo favorito quando criança? Jogo da Vida, War ou Detetive?

Havia algo mágico que nos fazia jogar de novo e de novo o mesmo jogo. O porquê não sabíamos,  ou talvez não fosse importante. Competir e competir, sempre pretendendo a vitória.

Se perguntarmos para algum mestre de Pokémon GO! Qual é a última “febre” dos games, o porquê de jogar aquilo, a resposta provavelmente será: “pois preciso capturar mais Pokémons!”.

Ou seja, um bom jogo traz uma sensação de continuidade: “gotta catch’em all” (“temos que pegar”, refrão da música tema de Pokémon).

Mas e o que isso tem a ver com vendas?

O termo gamificação tende a aparecer cada vez mais nas empresas, pois permite que o colaborador tenha uma motivação extra para alcançar seus objetivos.

Por gamificação, entende-se o uso de mecânicas de jogos para engajar, motivar e gerar comprometimento com os participantes.

Motivação: “querer fazer” é mais valioso do que “ter que fazer”

A gamificação envolve desejos de competição, realização, status e interação com um sistema de recompensas por tarefa cumprida. Ela serve para despertar motivação e produtividade.

Por isso, ter vendedores que “querem vender” é muito mais interessante do que os que “têm que vender”.

A gamificação também traz outro ponto importantíssimo: a possibilidade de um reconhecimento por vezes inesperado.

Dessa forma, vendedores mais novos também têm a percepção de fazer parte de um todo.

É importante lembrar que a gamificação em vendas não está restrita a vender mais, e sim pode abranger muitos outros pontos, que veremos a seguir.

 

Regrar para não desalinhar

Antes de começarmos a falar sobre a prática, é importante lembrar: vendas desalinhadas são uma falsa alegria.

Como pesadelos, elas têm o poder de dar dor de cabeça (e muitas vezes dor no bolso) de muitas áreas de uma empresa ao mesmo tempo.

Por isso, é importante deixar claro nas regras do jogo em questão que vendas desalinhadas, ou qualquer coisa que possa prejudicar o todo (a empresa), carregam uma punição ou eliminação.

Afinal, de que adiantaria aplicar a gamificação com sucesso, vendedores com adrenalina fora do comum, metas batidas no fim do mês e comemoração, se aquilo, em longo prazo, não for escalável?

 

Elementos importantes de gamificação

Existem alguns elementos que podem ser importantes em processos de gamificação, como:

Transparência: Já que é um jogo em que todos participam, existe mais clareza nas ações com os Leads. Ex: uma parte do trabalho dos vendedores é compartilhada, feita em conjunto, pois pode mudar toda a realidade do jogo.

Competição Positiva: Não estamos falando de qualquer competição, como uma que envolve disputas pessoais, mas uma competição que traga engajamento para os vendedores. Ex: jogos em que o objetivo é chegar até a final de um desafio.

Colaboração: Nenhum vendedor é uma ilha. Portanto, despertar um espírito de comunidade é sempre interessante como time. Ex: times heterogêneos com pessoas que não interagem diretamente no dia a dia.

Pontuação: Isso se vê na maioria dos jogos, não à toa. Ex: vender uma conta maior gera uma pontuação maior para o vendedor em questão.

Status: Níveis diferentes podem trazer status que representem algo no jogo. Ex: o vendedor “soldado” é o que acaba de entrar na competição, e o “general” é o vendedor com mais conquistas.

Bonificação: Vencer o jogo por vencer, ou vencer o jogo para ganhar uma recompensa? Ex: os melhores vendedores ganham uma viagem de um fim de semana.

Considerando todos os elementos citados no planejamento de um game, o gestor pode manter uma equipe com alto desempenho por muito mais tempo.

A Metodologia Venda Certa é um pré-requisito para aplicar uma Gemificação estruturada para seus vendedores. Conheça os 6 passos para uma venda certa.

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