Conheça 5 técnicas de fechamento de vendas infalíveis

Quem trabalha como vendedor, independentemente do tipo de produto, sabe o quanto é difícil convencer a maioria dos clientes a aceitar a oferta. A maioria das reuniões de negociação acaba ou em dúvida ou em negação. Se metade dos prospects aceitam comprar, já é considerada uma taxa de conversão altíssima. Uma forma de chegar a essa marca é utilizar melhores técnicas de fechamento de vendas.

É fácil entender por que o encerramento costuma ser o mais difícil. É necessário dar um “xeque-mate” no cliente, mostrando que a compra é exatamente o que ele precisa. Alguns chegam à empresa já mais receptivos, enquanto outros podem precisar de mais trabalho para completar a venda.  

Para ajudar você nessa tarefa, trouxemos aqui 5 técnicas poderosas de fechamento de vendas que você pode aplicar no seu negócio. Confira:

1. Busque um prazo

Você não possui todo o tempo do mundo, muito menos os fornecedores da empresa. Por isso, se você estiver confiante de que o cliente está propenso a aceitar a compra, tente estabelecer um prazo para a entrega do pedido, caso não seja imediato.

Se você não estiver tão seguro ainda a ponto de “impor” uma data, pergunte-a ao cliente. Dessa forma, o fechamento de vendas será menos agressivo, mas também não deixará de reforçar que a entrega já estará agendada.

2. Sugestão do especialista

Se você já tem a confiança do seu cliente, seja pelo bom caminhar da conversa ou por negociações anteriores, sua palavra já terá um peso muito maior. Nesses casos, demonstre propriedade sobre o assunto, analise a situação e sugira algo com base nos seus conhecimentos.

É sempre bom lembrar que você não deve fazer isso se não possui conhecimento de causa. Esse tipo de fechamento de vendas é indicado para profissionais mais experientes, que possam julgar tanto o nível de confiança do cliente quanto os reais benefícios do produto.

3. Senso de urgência

Nada acelera mais o processo de venda do que o limite de tempo. Se uma oferta está em iminência de acabar, o cliente terá que considerar o risco de perdê-la antes de dizer “não”. Em muitos casos, ele vai aceitar apenas para ter certeza de que não perderá a oferta.  

Se o seu cliente está preso em um loop de dúvidas, jogar essa carta pode fazê-lo tomar uma decisão quase instantaneamente.

4. Barganha programada de última hora

Uma técnica bem comum entre vários setores de vendas é aquela negociação no último minuto de reunião, logo antes de o cliente sair. Esse fechamento de vendas em geral envolve o vendedor saindo da sala de reunião e dando ao cliente algum tempo para refletir.  

Assim que ele volta, joga-se um desconto, algum produto agregado ou qualquer benefício extra. É um último recurso bem eficiente, já que ele custa um pouco da margem de lucro, mas aumenta de forma considerável as chances de venda.

5. Mostre os números finais

Se você e seu cliente tiveram uma conversa quase informal até o momento, com você coletando dados o tempo todo, tente encerrar com dados brutos. Antes que o cliente comece a pensar demais, quantifique exatamente o que ele vai ganhar. É difícil argumentar contra fatos, em especial quando são apresentados com números.

Agora que você já conhece estas excelentes técnicas de fechamento de vendas, é hora de aumentar a sua taxa de conversão. Quer ver outras formas de aprimorar seu negócio? Então leia nosso artigo sobre os erros comuns da equipe de vendas!

 

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