Confira 7 dicas para montar estratégia de vendas em 2017

O cenário econômico brasileiro ainda é muito conturbado, porém, muitos especialistas do mercado financeiro afirmam que se pode esperar um aquecimento da economia no segundo semestre de 2017.

Considerando a tendência que o Brasil tem apresentado de voltar a crescer nos próximos meses, os gestores de vendas precisam preparar as empresas e as equipes de forma alcançar os resultados esperados e até mesmo potencializar os ganhos.

Para que as empresas consigam manter ou aumentar a lucratividade, é muito importante que seja desenvolvida uma estratégia de vendas para este ano. Essa tática focada nos resultados deve ser totalmente voltada para a satisfação do cliente, de forma a oferecer sempre um atendimento de excelência e tentar suprir todas as expectativas das pessoas.

Montar uma estratégia de vendas eficaz não envolve somente a satisfação do cliente, mas também algumas modificações internas na empresa e a incorporação de novos processos, de forma a garantir que os resultados das vendas sejam altamente favoráveis.

Confira a seguir 7 dicas para montar estratégia de vendas de forma eficaz, permitindo potencializar os ganhos em 2017!

1. Estude os produtos oferecidos

Antes de iniciar o desenvolvimento de uma tática de vendas para o negócio, é imprescindível que todos os vendedores conheçam muito bem todos os produtos oferecidos pela empresa e tenham domínio sobre os detalhes e especificações.

Para que se consiga vender um item, é preciso conhecê-lo bem, para que os clientes percebam total domínio sobre o assunto. Assim, é mais fácil realizar a venda e mostrar credibilidade às pessoas. Por isso, é fundamental que os gestores de vendas e toda a equipe estudem os itens e saibam como apresentar as informações aos clientes.

2. Realize uma reunião de brainstorming

Para iniciar o desenvolvimento de uma estratégia de vendas, os gestores devem escutar todo o time, entender o que cada um pensa, pegar dicas e escutar dos funcionários algumas experiências com os clientes. Por isso, a realização de uma reunião de brainstorming é uma ótima forma de os gestores ouvirem o time e orientarem as decisões seguintes.

Com os dados dessa reunião, somados a algumas informações e objetivos da empresa, é possível também que os gestores desenvolvam palestras para que todo o time fique animado e motivado.

3. Conheça os clientes

Para montar uma estratégia de vendas, é preciso entender o que os clientes buscam. Por isso, é fundamental que o gestor e todo o time saibam quais são os possíveis consumidores interessados na empresa e como abordá-los de forma eficaz. Conhecendo os clientes, é possível oferecer a eles exatamente o que procuram, mantendo-os satisfeitos e atendendo as suas expectativas.

É importante que os gestores lembrem que, caso a empresa não consiga suprir as expectativas dos clientes, eles possivelmente buscarão produtos e serviços na concorrência. Caso sejam superadas as expectativas, os clientes provavelmente retornarão, realizando novas compras e até mesmo se tornando consumidores fiéis ao negócio.

4. Invista em treinamento para o time

Uma boa estratégia de vendas, que permita bons resultados, carece de um time qualificado e preparado. Por isso, para aumentar o número de vendas, é fundamental que a empresa forneça treinamento ao time, garantindo que cada um dos vendedores esteja preparado para o desempenho das funções e dedicado ao trabalho.

É aconselhado que todo o time seja instruído a seguir as táticas de vendas da empresa e seja treinado para prestar um atendimento adequado aos clientes. Os gestores podem fazer também palestras para motivar os funcionários e disseminar a cultura da empresa.

É muito importante que os gestores de vendas lembrem-se de que vendedores treinados e bem orientados conseguem atender as pessoas com excelência e ser bem prestativos, suprindo as expectativas dos clientes e fazendo com que eles tenham preferência pela empresa. O resultado disso não pode ser diferente de um aumento nas vendas e maximização dos lucros.

5. Determine metas a serem alcançadas

Para que uma estratégia de vendas seja efetiva, é necessário que ela estabeleça metas. Toda e qualquer tática só pode apresentar resultados se tiver um objetivo a ser perseguido pelo time. Ao determinar metas, os gestores conseguem aumentar bastante a produtividade da equipe, visto que a mesma passa a trabalhar orientada e buscando bater os objetivos.

Entretanto, é muito importante que os gestores tenham muito cuidado ao definir as metas de vendas da empresa. É extremamente comum encontrar líderes que traçam objetivos irreais, até impossíveis de serem alcançados, e isso causa um efeito totalmente contrário nos funcionários, desmotivando-os e prejudicando a produtividade e as vendas.

6. Crie métricas e indicadores de vendas

Utilizar indicadores de vendas, os tão famosos KPIs (Key Performance Indicators), é a melhor forma de os gestores monitorarem o desempenho da equipe de vendas e acompanharem as estratégias de vendas, a fim de identificar se estão sendo devidamente seguidas.

Por meio de indicadores, é possível acompanhar a performance das vendas e compará-las com meses anteriores. Além disso, essa ferramenta é a melhor forma de mensurar os resultados e verificar se as metas estipuladas foram alcançadas ou não.

É importante citar também que a implementação de indicadores permite que os gestores criem relatórios e painéis de vendas. Isso auxilia a detecção de gargalos e falhas em processos, ajudando a implementar melhorias. Outro detalhe interessante sobre os indicadores é que eles permitem que os gestores levantem quais são os pontos fortes do seu time.

7. Faça reuniões periódicas

Para manter a equipe totalmente alinhada com as estratégias de vendas da empresa, é muito importante que os gestores conduzam periodicamente reuniões com o time. Esses encontros, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais — de acordo com a demanda —, são fundamentais para mostrar a todos o andamento dos negócios, os indicadores de vendas e outras informações para o crescimento do time.

Além disso, realizar reuniões periódicas é uma ótima forma de os gestores manterem o time unido e focado nos mesmos objetivos, garantindo que os resultados alcançados sejam os mais favoráveis possíveis.

Montar uma estratégia de vendas é fundamental para que o negócio atinja bons resultados.  Seguindo as dicas mostradas e mantendo sempre a equipe motivada e focada, os gestores provavelmente vão se surpreender com os resultados neste ano.

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