Treinamento de equipe de vendas: 5 erros que você não deve cometer

Uma equipe afiada é essencial para qualquer loja que quer vender mais. E para garantir resultados positivos, uma das estratégias mais eficientes é a realização de um treinamento de equipe de vendas.

Capacitar o seu time só vai ajudar sua empresa a melhorar. Para facilitar, preparamos aqui uma lista com 5 erros clássicos que você pode e deve evitar na hora de treinar sua equipe! Confira!

Não selecionar bem o profissional que ministrará o treinamento

Nossa primeira dica diz respeito ao profissional que passará conhecimentos para sua equipe de vendas. Não adianta oferecer um treinamento que prometa solucionar todos os seus problemas se a pessoa que ministrará as aulas for inexperiente ou não souber passar conhecimentos.

Portanto, faça uma busca criteriosa! Analise currículos, peça indicações de pessoas de sua confiança e lembre-se de não escolher uma pessoa só porque ela cobra barato. Nesse caso, vale a pena investir um pouco mais em um profissional de qualidade, pois os frutos disso certamente virão no futuro.

Desconhecer as necessidades da sua equipe

Não adianta nada trazer o melhor palestrante do mercado para falar para sua equipe, se o tema não for relevante para ela. Por isso, observe seus colaboradores e procure saber em que pontos eles precisam melhorar. Além disso, converse com eles, pedindo opinião sobre quais treinamentos eles acham que podem agregar mais ao seu trabalho.

Depois de uma boa pesquisa e identificação das necessidades do time de vendas, determine que assuntos são mais urgentes antes de começar a procurar os cursos ou os profissionais mais adequados às suas necessidades.

Oferecer muito conteúdo e pouca prática durante o treinamento de equipe de vendas

Não se cria bons vendedores apenas com teorias. Além de passar conhecimentos, para que o time de vendas saiba como melhorar seu trabalho e entenda o por quê de cada nova técnica ensinada, é preciso que o treinamento possua também uma parte prática.

Essa parte permite colocar em ação tudo o que foi aprendido, preparando sua equipe para que, no dia a dia de trabalho, não haja dúvidas sobre como os novos ensinamentos podem ser trabalhados.

Não registrar os resultados obtidos com o treinamento

Muitas empresas cometem esse erro. Ao terminar uma capacitação, os funcionários voltam ao seu trabalho com uma sensação de que estão mais bem preparados, mas não há um registro formal do que foi aprendido.

Deixar de criar documentações sobre os resultados dos treinamentos impede que sua empresa os aproveite ao máximo. O registro permite saber se o treinamento foi efetivo, qual funcionário tirou melhor proveito, além de ajudar os participantes a entenderem melhor por que aquela capacitação que fizeram é importante.

Deixar de usar o aprendizado no dia a dia da empresa

Muitos gestores reclamam que, após a conclusão de uma capacitação, notam poucos resultados no cotidiano da empresa. Isso ocorre muitas vezes porque os conhecimentos não são colocados em prática. Por isso, além de fazer treinamentos com atividades práticas e documentar o que foi aprendido, é preciso colocar a mão na massa.

Estimule seus funcionários a colocarem em prática tudo o que foi aprendido e não se esqueça de observar se, de fato, eles estão utilizando o aprendizado para melhorar seu desempenho, fazendo o investimento retornar para sua empresa sob a forma de lucro!

Agora basta evitar esses erros e garantir uma melhor qualidade no seu treinamento de equipe de vendas! E você, tem algum comentário sobre esse assunto? Alguma dúvida? Então compartilhe conosco!

 

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