Tendências na área de vendas: conheça as mais importantes!

Para uma empresa, vender é como respirar: essencial para a sobrevivência. Mas não dá para ficar parado num único modelo de vendas, pois o mercado muda, assim como os consumidores; as tecnologias, então, nem se fala.

O ideal é que você esteja sempre pronto para inovar na área de vendas e trazer mais e melhores oportunidades para o seu negócio. E como se preparar? Ficando de olho nas 6 tendências que separamos para você!

Growth Hacking

O termo é complicado de pronunciar, mas podemos dizer que o Growth Hacking é o uso de estratégias de marketing para promover o crescimento da empresa, como escalar vendas, por exemplo.

São usadas diversas técnicas para encurtar caminhos e atingir o público-alvo da empresa com mais assertividade, como os testes A/B, que permitem comprovar hipóteses em um curto espaço de tempo.

Content Sales

O marketing de conteúdo já é estratégia consagrada no Brasil, sendo utilizado por 70% das pequenas e médias empresas. Ele também contribui para aumentar a eficácia das vendas, educando os clientes por meio de informações de valor.

A aplicação de estratégias de marketing de conteúdo na área de vendas é chamada de content sales e pode atrair um número maior de leads para sua empresa sem que você tenha que se desdobrar em cold calls.

Vendas mobile

Segundo o site Publicitários SC, de cada 5 brasileiros, 2 possuem um smartphone. Destes, 45% já realizaram uma compra via dispositivo mobile. E a tendência é que as vendas aumentem ainda mais, já que conforme cresce o acesso ao smartphone, aumenta também o desejo de usar todas as potencialidades da ferramenta.

Sendo assim, a área de vendas não pode ficar de fora, deve entender e integrar-se a soluções como aplicativos e sites responsivos para promover vendas com mais qualidade e agilidade.

Tecnologia a serviço do consumidor

As relações comerciais estão passando por uma profunda transformação, especialmente devido às evoluções tecnológicas que afetam a área de vendas. CRM integrado à automação de marketing, web analytics e Business Intellligence são ferramentas indispensáveis para uma empresa que pretende escalar as oportunidades de negócio e crescer.

Mas essas tecnologias devem estar a serviço do consumidor, isto é, facilitar a vida dele, ajudar a empresa a entender as necessidades do público-alvo e fornecer soluções cada vez mais personalizadas, contribuindo para uma jornada do consumidor otimizada e produtiva.

Venda de experiências

A última tendência que queremos compartilhar com você é a venda de experiências. Sabemos que os produtos e serviços estão cada vez mais semelhantes e que a diferenciação entre uma empresa e outra ocorre em outras instâncias, como o atendimento, por exemplo.

Para sair da fila de empresas que oferecem mais do mesmo, você deve proporcionar experiências únicas para seus clientes, acompanhando-os desde o início da jornada de compra até o final da lifetime value. Isso significa aprofundar relacionamentos, oferecer personalização ao extremo e criar mecanismos de coleta de feedback que permitam aprimorar sua estratégia constantemente.

Consultoria de gestão

Essa é uma tendência que está sempre em alta! Contratar uma consultoria de gestão oferece inúmeros benefícios para seu negócio: organização, planejamento, velocidade e agilidade nos processos da empresa. Tudo isso acompanhado de um diagnóstico que permite avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Contar com uma empresa especializada e de confiança para desempenhar esse papel fará com que seu negócio cresça ainda mais!

Você já observou alguma dessas tendências na área de vendas do seu segmento de mercado? O que está fazendo para adequar-se? Conte pra gente, deixe um comentário!

 

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