O passo a passo para transformar prospects em clientes

Ser um vendedor preparado para realizar vendas é importante, mas não é o único fator que conta a favor da conversão em vendas. Para que isso seja possível é preciso seguir alguns passos para transformar prospects em clientes de fato.

Aproveitar as oportunidades certas no momento adequado melhora o rendimento de toda a empresa e evita a tão comum situação de ter as chances de venda queimadas ou desperdiçadas. Para garantir que você seja capaz de realizar essa tarefa, veja nesse artigo um passo a passo para transformar prospects em clientes!

Monte e execute um plano de vendas

Cada cliente é único, mas, ainda assim, é preciso ter um bom plano de vendas. Esse planejamento delimita como deve ser sua ação, por quais etapas devem passar e funciona como um roteiro para que a conversão aconteça de maneira otimizada.

Esse plano deve ser definido preferencialmente junto a equipe de vendedores e deve levar em consideração as necessidades e o perfil já conhecido do cliente. Se for necessário e possível, crie planos adaptados para situações específicas.

Utilize técnicas adequadas de marketing

O marketing é outra etapa fundamental para transformar prospects em clientes. É o marketing que atrai o possível consumidor e cria um relacionamento com essa oportunidade de negócio para que a venda aconteça posteriormente.

Para isso, é possível investir tanto em técnicas de marketing tradicional como técnicas de marketing digital. No marketing tradicional são utilizadas ações como folhetos, anúncios e mesmo eventos físicos para atrair oportunidades.

Já o marketing digital envolve, por exemplo, a produção de conteúdo, a captação de e-mails e o uso das redes sociais para captar mais contatos.

Faça a qualificação dos contatos

Apesar disso, nem todo contato está pronto para a compra e nem todo prospect deve ser abordado no mesmo momento. Por isso, é importante fazer uma qualificação dos contatos para entender em que etapa do processo de compra cada um está.

É possível qualificar contatos ao observar capacidade financeira, interesse no produto, responsabilidade pela tomada de decisão e assim por diante. Se o seu prospect for o tomador de decisão, tiver capacidade financeira e demonstrar interesse no produto — como ao consumir conteúdo relevante e mais específico, por exemplo — vale a pena para o time de vendas fazer a abordagem em busca da conversão.

Agregue valor e ofereça uma boa proposta

Na hora de fazer a abordagem, inclusive, o melhor é que os vendedores sejam capazes de oferecer algo a mais para convencer o cliente. Em vez de fazer a abordagem já oferecendo o produto para compra, pode ser benéfico oferecer um período de testes, por exemplo.

Oferecer descontos para a próxima compra ou outros tipos de vantagem são atitudes que agregam valor à proposta e que ajudam o cliente a tomar a decisão de compra. Por isso, o melhor é investir em oferecer uma proposta de valor para o cliente que vá além da simples compra do produto. Quanto mais beneficiado e contemplado o cliente se sentir, maiores são as chances de conversão.

Para transformar prospects em clientes é preciso investir desde o bom plano de vendas até o oferecimento de uma proposta adequada e de valor agregado. Nesse processo, contar com a ajuda de uma consultoria em vendas pode ser especialmente útil, de forma que sejam obtidos resultados ainda mais relevantes! O que você pensa sobre o assunto? Deixe a sua opinião nos comentários!

Existe um trinamento online que vai ajudar muito na conversão de um prospect em cliente.  Confira o EAD Venda Certa.

0 Responses

  1. […] Você fez aquela apresentação sensacional dos produtos ou serviços da sua empresa e, de repente, surgem as barreiras: perguntas e questionamentos de um cliente em dúvida. Pode parecer um pouco frustrante inicialmente, mas saiba que lidar com objeções em vendas faz parte do dia a dia de qualquer profissional de vendas e que, se você souber se sair bem dessa, terá aprendido uma grande lição e conquistado um cliente fiel. […]

Deixe um comentário